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Mega Man X8 Review
Mega Man X8 é o oitavo jogo da franquia Mega Man X. Depois da afronta dos fãs por causa da infeliz transição para 3D no Mega Man X7, a Capcom retornou ao tradicional estilo de progressão plataformistas nas fases, apesar de continuar com as modelagens em 3D. Apenas dois estágios são percorridos em jet-bikes em vários ângulos, e não no modo plataforma.

História

X, Axl e Zero são convocados a uma missão próxima à Torre Jakob para investigar um único Reploid estilo-caranguejo. Eles o enfrentam e o derrotam, mas são interrompidos por uma salva de mísseis vinda de Vile, que foi aparentemente revivido desde sua derrota no Mega Man X3. Vile seqüestrou o líder do Projeto Jakob, Lumine, por razões desconhecidas e se tornou missão para os Maverick Hunters, resgatá-la.

Porém, o que os Hunters não sabiam era que Sigma estava metido na história, de novo, mas, desta vez, com seu mais ambicioso e malígno plano. Em Mega Man X7, foi revelado que Axl é o primeiro do seu tipo, um protótipo da nova geração de Reploids que possui a habilidade de copiar o DNA de outros via um copy chip. Em adição, eles têm sequências de dados construídas milimetricamente para preveni-los de se tornarem Mavericks. No X8, essa nova geração vem saindo fora da linha de montagem para trabalhar no projeto Jakob, sendo que podem copiar corpos mais fortes para resistir a grandes pressões, presumivelmente a custo mais baixo que construindo o robô por si mesmo.

O plano de Sigma é simples. Contido em todo copy chip desses robôs está o DNA dele próprio, isto é, a nova geração "à prova de Mavericks" de Reploids estão, de fato, aptos a se tornarem Mavericks por vontade própria. Ele busca chamuscar a Terra para remover a "velha geração" e repopulá-la com sua "ninhada", um método de dominação mundial muito mais eficiente que nas tentativas anteriores. Com quem ele não contava era Lumine. Quando Sigma foi inevitavelmente derrotado no seu palácio, Lumine entra para assumir toda a operação e exterminar os Maverick Hunters (assume-se que ela tentaria de qualquer maneira). Depois de um esforço volumoso, Lumine é derrotada. Quando Axl chega perto do corpo dela, é atingido na testa por misteriosos tentáculos vindos do peito de Lumine.

No final específico de Axl, o cristal pode ser visto com um mini-fragmento roxo brilhando. Quando recebe sua armadura branca, ele usa mais que uma simples semelhança à Lumine, curiosamente o cabelo de Axl fica roxo, os olhos de Axl ficam marrons, sua pele cinza e sua cicatriz em forma de X some em seu rosto, abrindo questões sobre uma potencial seqüela, esta armadura pode ficar flutuando ilimitadamente enquanto atira, pode copiar inimigos por tempo ilimitado e o dash de Axl fica ainda mais longo que o normal e isso faz que o DNA de Lumine instalado em Axl o transforme num Reploid de nova geração completo ao invés de um simples protótipo de Reploids de nova geração e isso explicaria já que Lumine é uma Reploid de nova geração.

Personagens

Maverick Hunters

Axl
Axl retorna no X8 com suas habilidades drasticamente modificadas. Ele agora pode guardar DNA para usar depois, pode mirar enquanto atira(mas permanece parado), e ganha uma nova arma com arsenal infinito a cada chefe derrotado e pode rolar se segurar baixo e dash,que as vezes é útil para desviar de alguns ataques e inimigos. Muitos dos Mavericks tiram sarro dele, tomando nota do fato de que ele é apenas um protótipo da nova geração de Reploids.
Dubladores:Minami Takayama em japonês e Jeffrey Watson em inglês

Mega Man X

X joga parecido com suas aparições anteriores, embora, com a aparição dos inimigos com escudo, seu tiro carregado pode quebrar as defesas deles. Ao contrário da grande divergência de caráter no X7, X parece estar muito mais disposto a lutar quando preciso.
Dubladores:Takahiro Sakurai em japonês e Mark Gatha em inglês

Zero

O personagem de Zero teve uma personalidade convencida no X8. A razão dele lutar é simplesmente porque precisa ser feito. Ele também ganha a habilidade de usar diferentes armas ao lado de seu Z-Saber: leques(B-Fan ou Bashiyou Fan), juntas(K-Knuckle ou Kaiser Knuckle),uma espada gigante(Sigma Blade), um martelo(T-Breaker ou Titan Breaker)uma lança(D-Glaive ou Douruga Glaive).A Sigma Blade é usada pelo Sigma na sua última forma no jogo,para obter termine o jogo e comece um clear file e assim espada do Sigma estará a disposição para ser comprada como os outros itens.
Dubladores:Ryoutarou Okiayu em japonês e Lucas Gilbertson em inglês

Alia

Ela continua com o papel que adquiriu no X5 como a navegadora de X. Ela parece estar encantada com X, mas isso é discutível. Bem versada em todas as áreas de conhecimento, ela é a melhor navegadora, no caso de você ainda não ter completado nenhuma fase, assim como você pode pegar dicas. Lhe falta conhecimento sobre as fraquezas dos chefes ou a habilidade de ajudá-lo a encontrar itens escondidos. Quando você começa um clear file, você tem a chance de ativá-la como personagem jogável. Poderá também ativá-la com um botão. Ela tem o mesmo estilo de jogo do X, mas não pode equipar a armadura dele nem carregar as armas que recebe dos chefes.
Dubladoras:Rumi Kasahara em japonês e Mariette Sluyter em inglês

Layer

Uma navegadora introduzida nesse jogo. Ela está apaixonada por Zero, mas ele não parece notar isso, embora ele ao menos a reconheça. Ela é expert em estratégias de chefes. Quando você começa um clear file, você tem a chance de ativá-la como personagem jogável. Poderá também ativá-la com um botão. Ela tem o mesmo estilo de jogo do Zero(mas usa um florete), pode usar suas armas e tem um alcance mais longo.
Dubladoras:Sonoko Kawata em japonês e Meredith Taylor-Perry em inglês

Pallette

Uma navegadora introduzida nesse jogo. Ela identifica as cápsulas secretas nas fases e os locais dos Rare Metals. Ela é também a técnica laboratorial dos Hunters, substituindo o agora o ausente ex-mecânico Douglas. Quando você acha os Rare Metals, ela os transforma em itens para você comprar. Quando você começa um clear file, você tem a chance de ativá-la como personagem jogável. Poderá também ativá-la com um botão. Ela tem o mesmo estilo de jogo do Axl, mas não pode copiar DNA, pois não faz parte da nova geração.
Dubladoras:Haruna Mima em japonês e Chris Simms em inglês

Signas

Signas é o comandante dos Maverick Hunters. Ele aparece no jogo principalmente como personagem de legado, porém, as navegadoras parecem ter autonomia para analisar as mensagens vindas e dar ordens aos Hunters por si mesmas. O único papel dele no X8 é o de dar a você seu ranking na missão na tela de Status da Missão.
Dubladores:Hirotaka Suzuoki em japonês e Roger Rhodes em inglês

Douglas e Lifesaver não são vistos no X8; Não se sabe se ainda estão empregados na base Hunter.

Mavericks Notáveis

Lumine

Líder da nova geração de Reploids que estão construindo o elevador orbital Jakob, Lumine foi seqüestrado por Vile na missão inicial e não foi mais visto de novo, a menos que o jogador esteja no nível Normal ou Difícil. Nesses casos, Lumine sai das sombras e revela que na verade ele estava por trás de tudo e que Sigma estava ajudando-o em seu plano. Lumine perde a primeira aparência e se transforma num ser alado em forma de serafim. Depois de certo tempo, essa forma se encasulará e usará o ataque final chamado "Paradise Lost". Se o jogador não conseguir acabar com ele em trinta segundos, morrerá instantaneamente, pois nesse golpe a tela escurece totalmente.
Dubladores:Junko Noda em japonês e Elinor Holt em inglês.

Sigma

Sigma faz sua oitava e última aparição na série X, como líder dos 8 Mavericks guardando áreas-chave para a construção da torre Jakob. O jogador iniciante pensará que estará lutando contra Sigma em seu corpo do Mega Man X antes das tradicionais lutas contra o corpo final, mais isso muda de figura quando uma integrante da nova geração posa como líder dos Mavericks. Sigma é encontrado mais tarde na Lua onde o jogador o derrota. Dadas as ações de Lumine, e a falta de Reploids tradicionais na Lua para infectar com o vírus, parece muito improvável que Sigma volte em um jogo futuro(cronologicamente) na série X.
Dubladores:Banjō Ginga em japonês e Dave Pettitt em inglês

Vile

Vile(Vava na versão japonesa), que foi visto pela primeira vez no Mega Man X, e não era visto desde o X3, volta no X8 como lacaio de Sigma. O personagem dele é um pouco mais "chato", pois lutará contra você como mini-chefe em algumas fases, como chefe no topo da torre Jakob, e uma vez mais (com seu robô-armadura) no Palácio Sigma. Seu estilo de luta é remanescente dos jogos anteriores onde esteve presente.Dubladores:Mugihito em japonês e Roger Rhodes em inglês

Jogabilidade

Mega Man X8 é um jogo tradicional de plataformas. X, Zero e Axl tem atributos específicos a cada um para ajudar na navegação nas fases e a derrotar os inimigos e cada um tem uma armadura secreta que pode ser acessível comprando todos os itens para estar 100% e terminado o jogo:

Axl tem a habilidade de atirar em qualquer direção, flutuar horizontalmente por distâncias curtas, e grudar no muro enquanto estiver atirando. Ele também tem o "Copy Shot" que o permite copiar o DNA de certos Reploids inimigos e assumir a forma deles por certo tempo.
X tem o mais confiável e poderoso tiro no jogo. Quando as cápsulas do Dr. Light são encontradas, ele pode equipar as partes da armadura para aumentar suas habilidades. Alguns upgrades incluem o "Shadow Dash", a capacidade de passar de ataques dos inimigos sem levar dano que é muito útil para desviar, atirar um poderoso laser contínuo no tiro carregado e mesmo tomar danos sem ser impulsionado para trás.
Zero é um lutador no estilo mano-a-mano e não tem armas de longo alcance. Ele usa diferentes armas que aumentam/diminuem seu alcance e poder e pode até usar a espada do Sigma depois de comprá-la num clear file. Ele é também o único que pode pular duas vezes em seqüência.
As novidades do X8 apresentam várias diferenças dos seus predecessores
Os personagens não podem mais se abaixar, ao contrário dos três jogos anteriores.
Retry chips substituem as vidas reservas. Dependendo do nível de dificuldade, o jogador começa com infinitas reservas, duas, ou zero. A única maneira de pegar mais é comprá-los, pois não podem ser achados nas fases, num máximo de três(então no nível Normal o máximo é cinco, e no Difícil, três). Também constitui razão para o EX-Item que aumentava o número inicial de vidas não estar presente no jogo.
Inimigos podem usar barreiras para refletir tiros normais e devem ser quebradas com o ataque chamado Guard Break. Todos os personagens têm ao menos um método de quebra de defesa.
Heart Tanks são substituídos por 3 upgrades de energia compráveis para cada personagem.
Você tem que comprar os Life Tanks. Não são encontrados prontos nas fases(o que são encontrados são os Rare Metals. Pallette faz os Life Tanks e você os compra).
Além de serem usadas por inteiro, as partes das armaduras do X podem ser combinadas para criar compostos misturados.
2 fases são percorridas no estilo rail-shooting em 3D.
Entre as fases, você pode entrar no R&D(Research & Development) Labs., que usa os Rare Metals encontrados durante o jogo para comprar energia, armas, e outros upgrades.
Um sistema de combos foi implementado. O combo dura o quanto você conseguir atirar continuamente nos inimigos que puder encontrar. Toda fase tem um valor máximo de combo por atingir. Se você for atingido, o combo cessa e você tem que começar tudo de novo. São 6 os níveis de classificação:

10 hits: Good
20 hits: Great
30 hits: Super
40 hits: Electrifying
50 hits: X-Cellent
60 hits: Mega-Maximum

Cada Hunter consegue um tipo de arma própria ao derrotar um Maverick, ao contrário do que acontecia no último jogo, quando X e Axl partilhavam o mesmo tipo de arma.
Stage Rankings, anteriormente ambígüos, agora são mais facilmente determinados. Seu ranking vai de D a AAA e é baseado no tempo que você levou para terminar a fase, o número de inimigos destruídos e seu combo máximo. Você ganha um bônus perto do ranking se completar a fase incólume(sem levar danos, ileso).
Os pesonagens pode virar de direção quando dá uma metade de um dash ou um air-dash
Ambos os personagens podem mandar um Ataque Duplo se a barra estiver carregada. Isso destruirá inimigos normais e ferirá significantemente os chefes. Se você derrotar o chefe principal da fase com o Ataque Duplo, seu Status de Missão mostrará o acrônimo "EXF", que significa Extreme Force(Força Extrema).
Alguns ataques se baseiam em imobilizar o personagem. Se isso acontecer, chame o personagem auxiliar para lhe resgatar.
Ao contrário dos outros jogos da franquia, Sigma não é o chefe final. Similar ao que aconteceu na versão para GameBoy do Mega Man V, onde o chefe final se chama Sunstar em vez do Dr. Wily(embora tenha que ser enfrentado antes do Sunstar).
Todas as fases podem ser jogadas de novo quando completadas, inclusive as não-Maverick fases e até a Sigma Palace se você for com o cursor em direção a "lua".
Certas fases têm "Intermissions" jogáveis. Suas missões variam desde destruir quantos inimigos puder antes de morrer, descer um buraco cheio de plataformas, e até mesmo um time-attack de 10 minutos que usa a fase Gateway.
Ao contrário de outros jogos da série o giga attack recarrega automaticamente,não por levar danos.
A dificuldade difícil tem várias diferenças notáveis,como nas dificuladades fácil e normal ter um robôs inimigos com a cor verde e na difícil vermelho,barra de life menor e fase de sigma fica mais diferente,fica mais difícil e mais quase mais impossível de passar.
Qualquer uma das navegadoras, inclusive as duas novas, podem ser selecionadas para dar lhe apoio e dicas quando prosseguir numa fase. As especialidades delas variam desde estratégias inimigas até a detecção de áreas escondidas e itens. Ou se desejar, pode ir sem assistência. Podem ser também ativadas como personagens jogáveis, mas cada estilo combina com o de seus companheiros. Todas têm vantagens e desvantagens durante o jogo: como Layer têm um alcance mais longo que Zero, mas nenhuma tem diálogos, apenas partem para a luta, como em jogos antigos. Elas também não podem ter outra navegadora para ajudá-las(seria interessante se X, Axl e Zero atuassem como navegadores…).

Armaduras

Neste jogo, X possui três armaduras: Icarus Armor(cor vermelha), Hermes Armor(cor azul) e a Ultimate Armor(cor roxa). Cada uma é indicada por uma cor diferente(a Ultimate Armor além da coloração roxa,o resto da neutral armor fica preto ao invés do branco)e se forem completadas, ativarão novas habilidades. Ao contrário dos outros jogos, você pode mesclar as armaduras para criar compostos misturados exceto Ultimate Armor.

Neutral Armor

Você poderá já obtê-la achando apenas uma das capsulas de armadura na fases.

Você já recebe completamente logo na primeira cápsula a ser coletada, mas sozinha ela não tem nenhuma habilidade especial, pegando as outras partes da armadura que são 8 no total você receberá dois tipos de parte, I e H, que completas podem formar as duas (na verdade são 3) variações da armadura, que são a Hermes e a Icarus, mas podendo usar partes diferente e obter habilidades misturadas.

Icarus Armor

Essa variação da Neutral é formada quando você usa 4 partes do tipo I, tendo um coloração avermelhada. Com essa variação é possível destruir inimigos com saltos, o qual forma um tipo energia em volta de X, seu tiro concentrado vira uma rajada de plasma muito poderosa, além de tornar possível a concentração da arma dos inimigos. X saltará muito mais alto e sua defesa aumentará. E você ainda adquire o famoso Giga Crash, explosão cuja força depende da quantidade de Weapon Energy disponível.

Locais (Fases)

Booster Forest - Bamboo Pandamonium

Pernas: Depois da primeira parte cheia de robôs, suba na plataforma da direita e coloque o seu em cima do elevador. Atire no botão vermelho para levantar, depois corra para a esquerda, pule e, no fim do salto, salte para fora do robô e use o Dash. Você alcançará a cápsula. Se estiver com Axl, compre o chip Prickle Barrier, suba no elevador e apenas flutue, provavelmente você irá cair sobre os espinhos que estão na parede mas suba rápido por eles pois o Prickle Barrier te deixa imune por um tempo a eles, terminando de subir a cápsula vai aparecer.

Fase Inicial - Noah`s Park

X - Buster: Perto do final da fase está uma porta. Na primeira vez que você passa, ela está fechada, mas na segunda, está aberta. Basta entrar nela com X que você ganha as Buster Parts.

Prim Rose - Gravity Antonion

Capacete: Na segunda parte com botões, existe um inimigo que pode ficar de pé nos espinhos. Use o tiro com botão especial de AXL para poder cloná-lo e, depois do mini-chefe, use a habilidade de se transformar no inimigo clonado para poder subir um muro cheio de espinhos e passar por um caminho com uma subida que leva até a cápsula.

Metal Valley - Earthrock Trilobyte

Corpo: Depois de derrotar o robô gigante pela primeira vez, volte e use a arma do Burn Rooster para explodir os barris e ganhar acesso à cápsula.

Hermes Armor

Essa variação da Neutral é formada quando você usa s 4 partes do tipo H, tendo uma coloração mais azulada.Com essa variação a velocidade de concentração e seu tiro concentrado se dividirá em três e também permite a concentração das armas dos inimigos. Alem de tornar X invencível contra ataques que causem dano mínimo, sua velocidade é aumentada e o dash será invencível em certas situações. Ganha uma nova arma chamada X Drive, que aumentará as habilidades da armadura durante certo tempo.

Locais (Fases)

Inferno - Burn Rooster

Pernas: Depois de pegar o Double Barrier, mais à frente, você estará em um muro na parte esquerda da tela. Ao invés de seguir o caminho e descer, suba pela parte cheia de espinhos até chegar à cápsula.

Troia Base - Optic Sunflower

X - Buster: Depois de passar pelo quarto treino, suba para a próxima forma. Mas ao invés de entrar nela, procure por um muro diferente. Ele pode ser quebrado com a arma do Gravity Antonion.

Central White - Avalanche Yeti

Capacete: Na única parte sem o veículo, vá para frente e suba no muro antes de chegar ao chefe. Use a habilidade de pulo duplo do Zero para chegar ao topo ou ainda com o Zero use o Rasetsusen (ataque que você ganha do Dark Mantis) e aperte simultaneamente êèé daí ele vai sair voando, antes de fazer isso mantenha uma certa distancia para o Zero ter espaço para atingir a altura da plataforma, depois derreta os cubos de gelo usando a arma Shining Ray de X.

Pitch Black - Dark Mantis

Corpo: Após o corredor com o inimigo que ilumina, não desça junto das plataformas. Ao invés disso, suba até chegar a uma abertura que guarda mais uma armadura.

Ultimate Armor

Ultima e especial variação da Neutral Armor, para adquirilá é preciso ter todas as partes I e H e ter todos os itens equipados em X e ainda ter terminado o jogo uma vez, ele tem um coloração roxa. Possui habilidades da Icarus e Hermes Armor, além do Tiro concentrado que forma uma bola de energia que continua causando danos o inimigo, o, Shouryuuken (para cima + especial) e Recovery Gauge que não desaparece (a menos que troque de personagem duas vezes). o poderossimo Nova Strike, que pode deixar qualquer chefe com um 1 ponto de life e destruir qualquer outro inimigo, muito mais poderoso que o ataque em dupla.

Mas quem não quiser esperar completar todo o jogo para destravar a Ultimate armor,existe um código do jogo que destrava a Ultimate armor:Esquerda (3x), Direita (3x), Esquerda (4x), direita(4x)

Versões contra os grupo do chefes

As versões de GameCube e Xbox foram adicionados para 2005, os chefes do passado.

(Gamecube / Xbox) foi adicionado ao Gamecube, A mãe techno computador foi a Chefes do passado são:

Geemel (Mega Man Xtreme)
Violen (Mega Man X 2)
Serges (Mega Man X 2)
Agile (Mega Man X 2)
Bit (Mega Man X 3)
Byte (Mega Man X 3)
Techno Dragon
Laguz Island do berkana foi chefes do passado são:

Zain (Mega Man Xtreme)
Gareth (Mega Man Xtreme 2)
Colonel (Mega Man X 4)
Dynamo (Mega Man X 5)
High Max (Mega Man X 6)
Red (Mega Man X 7)
Berkana Illuminator

Armas

X & Alia
Green Spinner - Pega-se
Bamboo Pandamonium
Essa arma dispara um míssil enorme que pode causar uma forte explosão. Quando carregada, X lançara um míssil para o alto e cairão 3 misseis de cima para baixo, sobre os inimigos provocando várias explosões.

Shadow Runner - Pega-se
Dark Mantis
Dispara um tipo bumerangue negro, que gira em sua volta. Quando carregada o número de bumerangues que ataca os inimigos.

Shining Ray - Pega-se
Optic Sunflower
Essa arma dispara raios de luz para todas as direções semelhantes a fogos de artifício. Quando carregado ele forma esse raios de luz quatro vezes seguidas.

Squeeze Bomb - Pega-se
Gravity Antonion
Esta arma cria um tipo buraco negro que pode absorver tiros inimigos. O uso concentrado fará com que seja gerado um buraco do tamanho quase da tela.

Crystal Wall - Pega-se
Earthrock Trilobyte
Esta arma cria uma pequena torre de cristal que pode refletir tiros inimigos e causá-lo danos se cair em cima deles. Quando carregado, a torre de cristal trará itens como energia e até rare metals dependendo do lugar que o usá-lo.

Thunder Dancer - Pega-se
Gigavolt Man-o-War
Essa arma é tiro elétrico curto, mas que pode ir na direção do inimigo quando usá-la, eletrecutando-o. Se carregada, irá ser atirada muitas vezes consecutivas e bem rapidamente.

Drift Diamond - Pega-se
Avalanche Yeti
Essa arma dispara dois tiros de gelo que podem congelam os inimigos. Quando carregada ela cria vários cristais de gelo que girarão em volta de X protegendo-o.

Melt Creeper - Pega-se
Burn Rooster
Essa dispara um tipo de onda de fogo que percorre o chão e ataca o inimigo. Quando carregada ele criará duas ondas, que vão para duas direções, esquerda e direita.

Giga Crash
Uma poderosa explosão que atinge todos os inimigos da tela, arma exclusiva da Icarus Armor. Quanto mais Weapon Energy disponível, mais alto será o dano.

X Drive
Apenas para a Hermes Armor, aumenta os poderes e capacidades da armadura e age até a Weapon Energy disponível se esgotar.

Nova Strike
Arma exclusiva da Ultimate Armor de X, só pode ser acionada quando este estiver no ar. É um dash aéreo que cobre X com uma poderosa energia e deixa os chefes com apenas 1 ponto de Life Energy.

Zero & Layer
Youdantotsu - Pega-se
Bamboo Pandamonium
Com essa habilidade Zero ataca com a ponta de sua arma co muita força, para usar essa habilidade pressione para direita ou esquerda e aperte o triangulo. Com a Arma especial D-Glave essa habilidade muda podendo dar um sequência de ataques

Rasetsusen - Pega-se
Dark Mantis
Com essa habilidade Zero dá um movimento giratório com sua arma, basta estar no ar e deixar pressionado o triangulo para executar essa habilidade.

Tenshouha - Pega-se
Optic Sunflower
Com essa habilidade Zero dá um soco no chão para criar um enorme e poderoso laser, que pode ser executada ao pressionar para baixo + triangulo.

Juuhazan - Pega-se
Gravity Antonion
É um golpe de sabre muito forte que pode até destruir barreiras e escudo. Para executar essa habilidade pressione o botão triangulo estando no chão.

Rekkyoudan - Pega-se
Earthrock Trilobyte
A Rekkyoudan faz com que a arma de Zero tenham a habilidade de rebater projeteis.

Raikousen - Pega-se
Gigavolt Man-o-War
Com essa habilidade Zero pode dar um dash longo estando invencivel durante ele que no final formara uma descarga elétrica, podendo dar tanto no chão como no ar. Para executá-la é só dar um dash e pressionar rapidamente o botão triangulo.

Hyouryuushou - Pega-se
Avalanche Yeti
Com essa Habilidade Zero dá um Golpe giratório para cima com o sabre, que tem o poder de congelar os inimigos. Para executá-la pressionando para cima e apertar o botão triangulo

Enkoujin - Pega-se
Burn Rooster
Com essa habilidade Zero descerá com sua arma em chamas contra os inimigos. Para executa-la em pleno ar pressionando para baixo e aperte o botão triangulo (com a arma especial Knucles, pode-se dar o golpe diagonalmente para os lados para baixo).

Z-Saber
Sabre de plasma e principal arma de Zero, pode executar uma eficiente sequência de 3 a 5 golpes.

D-Glaive
Lança permitindo um alcance maior, seu quarto golpe da sequência é um giro que pode refletir tiros inimigos. O Youdantotsu é substituído pelo Renyoudan, uma rápida sequência de golpes penetráveis.

B-Fan
Par de leques que refletem tiros se Zero permanecer parado. Os golpes também podem rebate-los.

T-Breaker
Poderoso martelo que destrói o inimigo mesmo com barreira em outras palavras atrvessa a barreira do inimigo. O Juuhazan é substituído pelo Dairettsui, uma martelada muito poderosa que pode destruir quase tudo.

K-Knuckle
Arma que permite Zero lutar com seu próprio corpo. O Juuhazan, Hyouryuushou, Rasetsusen e Enkoujin são substituídos por, respectivamente: Ganzanha, Shouryuuken, Senpuukyaku e Enkoukyaku.

Sigma Blade
Espada muito poderosa que só pode ser comprada ao se finalizar o jogo uma vez ou por codigo, aumenta consideravelmente o dano que Zero causa nos inimigos quebrando abarreira dos inimigos, além de possuir um alcance bem maior.

Axl & Palette
Blast Launcher - Pega-se
Bamboo Pandamonium
É um tipo de lança granadas, que explodem depois certo tempo ou quando atinge um inimigo.

Ray Gun - Pega-se
Optic Sunflower
É uma Pistola que dispara lasers pequenos e bem rapidos.

Black Arrow - Pega-se
Dark Mantis
Com essa arma Axl dispara flechas que se prendem nas superfícies e continuam a causar dano nos inimigos até desaparecerem.

Spiral Magnum - Pega-se
Gravity Antonion
Com essa arma Axl atira balas que atravessam qualquer coisa.

Plasma Gun - Pega-se
Gigavolt Man-o-War
Disparo elétrico de curto alcance que pode eletrocutar os inimigo e quebra certos tipos de barreiras.

Bound Blaster - Pega-se
Earthrock Trilobyte
Os disparos dessa arma são em forma de argolas que podem ser rebatidos pela parede.

Ice Gattling - Pega-se
Avalanche Yeti
Essa arma é um tipo de Metralhadora que dispara tiros de gelo que são capazes de congelar os inimigos.

Flame Burner - Pega-se
Burn Rooster
Essa arma é um poderoso Lança-chamas que pode queimar seus inimigos.

Ao se iniciar uma fase é possível escolher três personagens: dois deles para enfrentar a fase em si e executarem o Double Attack, e uma para servir de operadora e dar assistência nos estágios. Cada um dos três personagens principais possui uma armadura secreta e ainda há a possibilidade de se jogar nas fases com as operadoras, comprando-as quando estiverem disponíveis no Chip Dev. e pressionando triângulo na tela de seleção de personagens.

Informações Adicionais
A Capcom avisou, antes do lançamento, que o X8 marca o fim de Sigma.
O jogo inclui referências bíblicas, incluindo a fase Noah´s Park(A Arca de Noé), o elevador orbital do Projeto Jakob(A escada de Jacó), e o ataque final de Lumine, "Paradise Lost" que é também um poema que trata sobre a queda de Lúcifer no Cristianismo. Interessante o suficiente, Lumine desejava destruir a Humanidade além da não-nova geração de Reploids.
Mega Man X há inclusive uma referência à série Gundam: o ator de voz Mark Gatha(dublador em inglês do Domon Kasshu-G Gundam) fazendo o papel de X.
A fase do Gigabolt Man-O-War é a única a não ter nenhum item escondido.
Muitos fãs consideram o texto que aparece nas cenas de abertura, "Paradise Lost", como sendo o sub-nome do jogo, se bem que nunca foi reconhecido a ser. Não há explicações oficiais para esse texto. Porém, partilha do nome de uma obra literária extremamente aclamada chamada Paraíso Perdido(1667) por John Milton. As histórias de "Paraíso Perdido" e Mega Man X8 têm alguns paralelos. "Paradise Lost" é também o nome do ataque final de Lumine.
Mega Man X8 marcou a primeira vez que o Japão não ganhou o jogo primeiro. O jogo foi primeiramente lançado nos Estados Unidos(7 de Dezembro de 2004), então na Europa(11 de Fevereiro de 2005) e finalmente no Japão(10 de Março de 2005). Entre os lançamentos norte-americano e japonês, uma porção de adições secundárias foi adicionada à versão japonesa(uma nova cena de abertura e diálogos em japonês).
A abertura de Rockman x8, é cantada pela famosa banda japonesa, Janne da Arc, a música se chama Wild Fang
Há um site que tem mais informações desse jogo e muito mais e é http://www.mdrockman.1br.net/

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